Cabo Frio recebe palestra 'Autismo e suas Conquistas' nesta terça (23)

Encontro acontece a partir das 14h na universidade Estácio de Sá e terá participação da militante Berenice Piana, desbravadora na luta pelo direito dos autistas no Brasil


Alternativas de tratamento médico e terapêutico para pessoas com o transtorno do espectro do autismo estarão em debate, nesta terça-feira (23), na palestra “Autismo e suas Conquistas”, que será realizada a partir das 14h30 no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio.

O encontro terá participação da militante brasileira Berenice Piana, co-autora da lei 12.764, sancionada em 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, garantindo aos portadores de autismo os mesmos direitos previstos para pessoas com algum tipo de deficiência.

Berenice é mãe de três filhos, sendo o caçula autista, o que motivou à luta em defesa das pessoas com esse transtorno. Por conta disso, ela idealizou a primeira Clínica Escola do Autista do Brasil, implantada em Itaboraí, no Rio de Janeiro, em abril de 2014.

Quem também irá palestrar no encontro é o advogado Carlos Magno de Carvalho, pai de um jovem autista e que não tem medido esforços para trazer os avanços conquistados por Berenice para as cidades da Região dos Lagos.

Além da Berenice Piana, que foi a grande desbravadora na luta pelo direito dos autistas, também teremos a participação Raquel Simas e da neuropsicopedagoga Laurineia Gonçalves. O objetivo dessa nossa mobilização é congregar todos os municípios da Região dos Lagos para conseguirmos instalar o maior número de Clinicas Escolas possíveis, e acredito que estamos dando passos importantes para concretizar esse anseio. Visitamos a Clínica Escola de Itaboraí e resolvemos trazer esse projeto para São Pedro da Aldeia e cidades vizinhas, como Cabo Frio, que também já sinalizou o interesse em investir na metodologia” – destacou Carlos Magno, que complementou:

“É grande a existência de crianças com autismo, muitas delas carentes, sem condições de um atendimento especializado. Trata-se de uma condição onde é primordial um diagnóstico precoce para que se estabeleça um tratamento adequado, e por isso também é fundamental que esse assunto seja debatido por toda a sociedade” – observou.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias